A cidade de Cromínia teve início em 1938, quando, para a construção de um campo de futebol os moradores das redondezas escolheram um local, que ficou conhecido por Planura Verde. Ali, em caso de barro socado, já residia Francisco da Cruz.
Com o movimento de pessoas aos domingos, para as partidas de futebol e, também, para rezar o terço ao pé de uma Cruz, surgiram as primeiras casas. Em seguida, a capela. Antônio Alves de Siqueira, considerado seu fundador, e membros da família Cruz, ali radicados, deram início à construção do campo de futebol, ponto de origem do Povoado. A doação do terreno para o patrimônio assinalou o marco de progresso da localidade.
Em 1943, recebeu o nome de Cromínia, em virtude da exploração do minério de cromita, na serra Paraíso, próxima à Cidade.
Os naturais do Município são chamados crominienses.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Cromínia ex-povoado, criado com partes do território do distrito de Mairipotaba ex-Serraria, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, subordinado ao município de Piracanjuba.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Cromínia, figura no município de Piracanjuba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cromínia, pela lei estadual nº 897, de 12-11-1953, desmembrado de Piracanjuba. Sede no antigo distrito de Cromínia. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 19-01-1953.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.